Fundação

 

Associação Numismática de Portugal

XXX ANIVERSÁRIO

Palavras do Presidente

Passam 30 anos sobre o despacho ministerial de 20 de Novembro de 1973que criou o CLUBE NUMISMÁTICO DE PORTUGAL que passou a designar-se ASSOCIAÇÃO NUMISMÁTICA DE PORTUGAL (ANP), com Estatutos aprovados e publicados no D.R.nº 248 III Série, de28 de Outubro de 1995.

A ANP está reconhecida com a dignidade impar de "INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA",concedida pela Presidência do Conselho de Ministros (D.R. nº38 IISérie de 14 de Fevereiro de 1996) e tem vindo a impor-se culturalmente e nos meios de intelectuais e do coleccionismo, no âmbito nacional e também no estrangeiro.

Estes factos têm sido possíveis graças à dedicação de alguns Sócios e instituições assim como à qualidade da publicação do órgão oficial da ANP , a revista "NUMISMÁTICA", que "atravessa hoje um dos seus melhores momentos editoriais", honrosamente dirigida pelo Sr. Dr. Nestor Vital.


A ANP já editou XLVI "ESTUDOS DA ASSOCIAÇÃO NUMISMÁTICA DE PORTUGAL", que têm merecido as melhores referências e são frequentemente solicitados pelas mais diversas instituições e establecimentos de ensino.

A ANP continua a efetuar as suas Permutas. É um esforço que ultrapassa todas as congéneres nacionais e estrangeiras, impulsionando e expandindo o gosto pelo coleccionismo, facilitando o intercâmbio entre os Sócios, constituindo suporte financeiro da ANP e da divulgação da cultura numismática. Esta vertente dinâmica, tem nos catálogos editados, uma fonte bibliográfica de referências que enriquece a ciência que mais auxilia a História.


A ANP tomou a iniciativa percursora de organizar os Congressos Nacionais de Numismática, iniciando essa actividade em 1980 com o I Congresso e em 1985 assumiu de novo a organização do III Congresso, para posteriormente:

  • em 1998 o "IV Congresso Nacional de Numismática" onde teve lugar a "Exposição de Numária Indo-Portuguesa 1510-1961" e foi lançado o livro de Alberto Gomes, "Moedas do Território Português antes da Fundação da Nacionalidade (Hispano-Romanas)".
  • em 2000 a ANP realizou o "I Congresso Luso-Brasileiro de Numismática / V Congresso Nacional de Numismática", com a "Exposição da Numária do Brasil na Época Colonial e do Império"no Porto.
  • em 2002 realizou-se no Brasil o II Congresso Lusobrasileiro de Numismática onde a ANP apresentou o trabalho "Noções sobre limpeza, conservação e guarda de moedas e papel-moeda" que foi classificado de "muito completo e rigoroso";
  • ainda em 2002 realizou-se na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto, o congresso internacional EUROMINT, primeiro encontro itinerário das casas da moeda europeias. Na exposição de "posters", alusivos ao tema o Dr. Nestor Vital apresentou, com base no logotipo do €uro, a evolução das casas da moeda e numária portuguesas;
  • em 2003 em Madrid participou no XIII Congresso Internacional de Numismática a nível mundial, com representações de 54 países. A Anp apresentou a comunicação "Atliers Monetaires du Portugal au Moyen Âge" por Nestor Fatia Vital e teve oportunidade de conviver com os consócios brasileiros, dialogar com eminentes numismatas estrangeiros e teve ainda acesso a importante bibliografia disponível aos congressistas.


A ANP com a sua vasta massa associativa, com mais de 1700 associados, espalhados por todo o mundo, cumpre a missão de defesa e divulgação multissecular da numária portuguesa e contribui intensamente para a investigação do nosso património histórico e da cultura em Portugal.

A ANP tem realizado Exposições, Conferências, participado em Colóquios e outras manifestações culturais e científicas, inclusivé no estrangeiro e no campo da divulgação da Numismática, levou a efeito o "Curso Básico de Numismática", iniciativa inédita em Portugal e cujas lições são frequentemente referenciadas e solicitadas.


A ANP mantém estreitos laços de cooperação com o Banco de Portugal, Caixa Geral de Depósitos, Banco Espírito Santo, e outros bancos e com a INCM, Universidades, Museus, com a Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Doutor António Cupertino de Miranda, Fundação Engenheiro António de Almeida e Academia Militar. Tem as melhores relações de intercâmbio cultural e científicas, com as Associações congéneres nacionais e estrangeiras.

No âmbito específico da Cultura e de apoio aos Estabelecimentos de Ensino, a ANP promoveu Comunicações e Palestras, fez Exposições e distribuiu livros e Publicações que têm tido a maior aceitação.

A ANP assumiui os direitos de autor e de editor, do livro de Alberto Gomes, e lançou a 4ª edição da obra
"MOEDAS PORTUGUESAS E DO TERRITÓRIO QUE HOJE É PORTUGAL"

Obra profusamente ilustrada, com cotações em €uros, actualizadas e com as alterações conseguidas na altura.

Aos prezados consócios Rrs. Engº. Magro e Carlos Marques da Costa e restantes elementos da Comissão de Revisão, apresentamos os nossos maiores agradecimentos.


Saudamos hoje com todo o carinho os Sócios Fundadores da nossa Associação e em especial na pessoa do prezado Amigo Sr. Dr. Nestor Fatia Vital, Sócio Nº1.

Finalmente um agradecimento no qual me incluo à Comissão de Permutas pela árdua tarefa que têm levado a efeito e que é sem dúvida o suporte financeiro da ANP.

Saudações Numismáticas